Edição Jul-Ago 2025 Publicado em: 26 setembro 2025 | 14:54h

Nota de pesar – SBPC/ML

Virologista Amilcar Tanuri, referência em pesquisas sobre HIV e zika, deixa legado marcante para a ciência brasileira.

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial manifesta profundo pesar pelo falecimento do professor e virologista Amilcar Tanuri (1958–2025), um dos mais importantes nomes da ciência brasileira nas últimas décadas.

Professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenador da área de Ciências Biológicas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro Carlos Chagas Filho (Faperj), Tanuri foi também pesquisador associado da Universidade Columbia (EUA) e chefe do Laboratório de Virologia Molecular do Instituto de Biologia da UFRJ. 

Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico e membro titular da Academia Brasileira de Ciências, dedicou sua carreira à pesquisa em genética molecular de micro-organismos, com destaque para seus estudos sobre HIV-1, diversidade genética e resistência do vírus às drogas, além de importantes contribuições para a compreensão do vírus da zika e sua relação com a microcefalia.

Desde 2000, atuava como consultor da Organização Mundial da Saúde (OMS) na rede global de pesquisa sobre resistência do HIV a medicamentos (HIV ResNet), consolidando-se como referência científica internacional e contribuindo de forma decisiva para avanços no enfrentamento de epidemias.

A SBPC se solidariza com familiares, amigos, colegas e alunos do professor Amilcar Tanuri, cuja trajetória deixa um legado inestimável para a ciência, a saúde pública e o país.