Edição Jan-Fev 2025 Publicado em: 20 fevereiro 2025 | 09:02h

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) encerrou 2024 com grandes conquistas em diversas diretorias, como o lançamento do EducaMedLab, que visa fortalecer a formação acadêmica, e o sucesso do 56º Congresso anual, ocorrido em Salvador, que reuniu 5.500 participantes. Também destaco os avanços em internacionalização, como a aproximação com a Sociedade Portuguesa de Patologia Clínica, e melhorias na gestão administrativa, marcadas pela ascensão da nova gerente.

Todas as diretorias tiveram grandes avanços em 2024. No ensino, tivemos o lançamento do programa EducaMedLab, com uma perspectiva de 80 aulas, e está tendo excelente aceitação no primeiro módulo. No científico, o ponto alto foi o Congresso de Salvador, que contou com 5.500 participantes, que é um número muito expressivo para cidade que não está entre as maiores capitais, como Rio e São Paulo. E teve ampla aceitação e reconhecimento da qualidade das palestras e atividades oferecidas. Recebemos muitos elogios. Na acreditação, avançamos nos estudos para internacionalização, com grupos específicos para ampliar o Palc. No Conex, aumentamos a participação internacional da SBPC/ML, nos aproximamos da Sociedade Portuguesa de Patologia Clínica e firmamos o convênio para que a sede da ALAPAC seja na SBPC/ML, o que é um marco histórico importante para nos aproximar e estivemos na WASPALM. E ampliamos. Na diretoria financeira, o nosso grande avanço está na forma de custeio e na forma como foram colocadas as contas para o Conselho Fiscal, com muita transparência, ética, integridade. Foi elogiado por todos, inclusive pelo Conselho Fiscal. Na comunicação, há uma revolução promovida no volume de produção e qualidade dos conteúdos, no relacionamento com a imprensa, na linguagem, layout  de materiais Além disso, destaco nossa gestão administrativa, que teve um marco com a ascensão de nova colaboradora no cargo, a Lídia Cortes, por toda a sua trajetória. Estamos muito felizes em termos uma nova gerente que vem desenvolvendo seu trabalho com extrema competência, e que sendo uma mulher negra representa uma parcela importante de uma população que ainda luta de maneira desproporcional para ocupar seus espaços.  


Agora, em 2025 planejamos consolidar as iniciativas lançadas, com foco na ampliação do EducaMedLab e dos eventos acadêmicos. Novos boards científicos serão desenvolvidos, e o orçamento administrativo passará por reformulações para maior eficácia. Na comunicação, haverá intensificação das ações, e novidades estratégicas serão apresentadas, reforçando o papel da sociedade no cenário nacional e internacional. 

Contamos com a participação de todos!