Publicado em: 09 setembro 2024 | 15:15h

Empresa francesa especializada em diagnósticos in vitro apoia projeto social em favela paulistana que incentiva a educação de crianças e adolescentes

Empresa francesa especializada em diagnósticos in vitro apoia projeto social em favela paulistana que incentiva a educação de crianças e adolescentes

A bioMérieux, empresa francesa especializada em diagnósticos in vitro, apoia, desde 2021, o projeto social Arca do Saber da ONG Arca, uma organização sem fins lucrativos que atende crianças e adolescentes na favela Vila Prudente, em São Paulo, por meio da sua fundação bioMérieux Endowment Foundation. A parceria surgiu como resposta aos desafios pedagógicos enfrentados no pós-Covid. De acordo com a última pesquisa realizada, a Arca do Saber atende cerca de 130 jovens na faixa de 6 a 15 anos e tem uma taxa de 88% de frequência diária. A iniciativa conta com atividades socioeducativas como atividades de capoeira, breaking, rugby, percussão, circo e teatro, além de leitura, francês, inglês e iniciação digital. 

 

A Arca do Saber é um projeto que, há mais de 20 anos, acolhe, educa, e protege crianças e adolescentes. Ele também promove o cuidado das famílias dos beneficiários também. A abordagem é abrangente e conhecida como ‘Keeping Children Safe’, a qual envolve um conjunto de políticas, práticas e iniciativas pensadas para proteger os jovens de qualquer forma de abuso, exploração, negligência e/ou violência. Além da educação integral por meio de aulas oferecidas na ONG, há a promoção da saúde física, através de ações com médicos e dentistas voluntários, e mental, com trabalho de atendimento psicológico em grupo e para a equipe.

 

“Quando as crianças beneficiárias retornaram após o período de isolamento com dificuldades de aprendizado, de relacionamento e motivação, a ONG precisou adaptar e reformular seu plano pedagógico para melhor atendê-las. O apoio da bioMérieux Foundation ao projeto tem duração de três anos. Ele apresenta três eixos que visam o aprimoramento da organização e preparação para os desafios apresentados pelos nossos beneficiários na retomada pós-pandemia”, conta a especialista de Key Account Manager Silvania Moreira. 

 

Os três eixos de desenvolvimento, segundo Silvania, são: 

 

  •  concepção de um novo plano pedagógico e formação contínua dos educadores; 
  • abertura ao mundo – oportunidades culturais e educacionais para ampliação do repertório;
  • criação e implementação de avaliação de impacto na Arca do Saber.

 

“A Arca do Saber tem como indicadores o número de crianças de 0 a 8 anos impactadas, frequência dos beneficiários, a satisfação pelas atividades, o número de formações oferecidas aos educadores, número de visitas culturais oferecidas aos beneficiários, enquetes de avaliação aplicadas aos beneficiários, entre outros”, explica Moreira.

 

 De acordo com a especialista de Key Account Manager ainda, a ONG Arca está em processo de submissão de um novo projeto à fundação para garantir o apoio por mais três anos. Desde 2013, o projeto é conveniado também à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) da cidade de São Paulo. Para saber mais, acesse o site oficial da ONG.