Lab Tests Online Brasil ganha novo layout
A versão brasileira do portal Lab Tests Online (LTO) ganha nova versão do site a partir de 10 de setembro, em evento de lançamento durante o 56º Congresso de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (CBPC/ML). O site é produzido pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML) através de uma parceria de tradução e revisão do original em inglês, que é uma iniciativa sem fins lucrativos para compreender melhor os diversos testes laboratoriais que fazem parte de vastos diagnósticos. Além de inclusões de novos testes, como o de Covid e Mpox, nos próximos meses serão cerca de 280 artigos revisados e atualizados conforme os avanços na medicina laboratorial.
Maria Gabriela De Lucca Oliveira, médica patologista clínica, conselheira fiscal da SBPC/ML e responsável pela liderança do projeto do novo site, conta os motivos que levaram a esta versão do LTO. “Nós vimos uma certa dificuldade no site, ele era um pouco complicado para as pessoas usarem e de se alimentar. As informações estavam realmente desatualizadas porque surgiram exames novos. Inclusive, depois da pandemia, vieram muitas novidades de biologia molecular. Então, precisamos usar essas atualizações, esses exames atuais para comporem, também, as metodologias e as [novas] doenças. A gente decidiu criar um site novo com uma maior facilidade de visualização”, revela.
Ela também explica o trabalho que a equipe realizou nessa versão LTO. “Nós estamos vendo o que tem de novo, o que mudou desde o tempo que ele foi revisado pela última vez e estamos também acrescentando artigos, com conteúdos novos. Além disso, nós estamos fazendo uma adequação das máscaras. Então, por exemplo, em todos os artigos, vão ter sempre as mesmas características sobre aquele exame, o nome do exame, qual que é o sinônimo, para que serve aquele exame, se o paciente precisa de preparo para coleta da amostra, qual é a amostra a ser coletada e assim vai”, comenta.
A atualização do site vai abranger as novas doenças que surgiram, como a Covid-19 e Mpox, e as futuras. Também, há uma extensa revisão de cerca de 280 testes que já estavam presentes na versão anterior. “O critério de revisão são os exames mais procurados pelos laboratórios, então, por exemplo, hemograma, glicose, colesterol total e frações, vitamina D, TSH, esses são os exames mais procurados em todos os laboratórios”, destaca a patologista.
A responsável pela atualização conta ainda como acontecerão as próximas atualizações, que, segundo Maria Gabriela, serão priorizadas pela popularidade dos exames, ou seja, aqueles que geralmente são mais pedidos. “Quem faz essas atualizações sempre são especialistas na área de cada exame ou de cada doença. Então, a gente vai continuar nesse caminho. Ainda sobre isso, nós optamos por manter os exames, sua descrição, os conteúdos sobre os exames e sobre as doenças também. Então, a pessoa pode encontrar no site também informações sobre doenças e os exames relacionados a elas”, finaliza.
#labtest#sbpc/ml#medicinalaboratorial