Publicado em: 03 setembro 2024 | 09:57h

“Medicina Diagnóstica inclusiva: cuidando de pacientes transgênero”

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML) vai atualizar o posicionamento conjunto “Medicina diagnóstica inclusiva: cuidando de pacientes transgênero", publicado de forma pioneira em 2019.

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML) vai atualizar o posicionamento conjunto “Medicina diagnóstica inclusiva: cuidando de pacientes transgênero”, publicado de forma pioneira em 2019.

 

De acordo com a médica Luisane Vieira, que está coordenando o trabalho de atualização do posicionamento, o Comitê Pré-Analítico da SBPC/ML está se incumbindo de avaliar a adesão e o impacto do uso do nome social desde 2019 e de reunir experiências e sugestões dos laboratórios clínicos para o aprimoramento do acolhimento e para a redução das fricções com esta população. 

 

O Comitê de Intervalos de Referência vai reunir as publicações mais recentes quanto à população trans, pois segundo Luisane, têm surgido novos estudos. O Comitê de Tecnologia da Informação vai enfocar a necessidade de adequações para o uso de nome social vinculado à identidade civil, incluindo também a mudança formal de nome civil e gênero, e como lidar com as informações de sexo biológico e gênero de escolha, incluindo gênero fluido e outras variações. 

 

“Não temos conhecimento de outra publicação brasileira com foco em Cuidado Centrado na Pessoa, com este enfoque e com reflexos tão importantes para a prática dos laboratórios clínicos brasileiros. Esta primeira versão surgiu de uma provocação do Dr. Carlos Eduardo dos Santos Ferreira, com apoio do nosso Presidente à época, Dr. Wilson Shcolnik. E foram convidados a contribuir a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR). Como diz o preâmbulo do Posicionamento. As pessoas transgênero têm necessidades específicas de cuidados de saúde pouco conhecidas pela maioria de nós, profissionais de laboratórios clínicos e da saúde e, por que não dizer, pela sociedade como um todo...Esta publicação visa contribuir positivamente para a qualidade do apoio médico para todas as pessoas, de quaisquer gêneros. Neste ano de 2024, fomos novamente provocados pelo Dr. Alvaro Pulchinelli Jr, nosso presidente, para a revisão e atualização do posicionamento. Desta vez, incluímos mais associados à SBPC/ML, através dos Comitês Científicos (Pré-analítico, Intervalos de Referência e Tecnologia da Informação)”, revela a Drª Luisane Vieira.

Luisane Vieira

 

Os Comitês já começaram seus trabalhos, e em breve iremos convidar a SBEM e o CBR. Pessoalmente, acredito muito neste propósito da SBPC/ML e aceitei com muita alegria o convite para coordenar esta atualização. Aproveito para convidar a todos para a atividade que teremos no próximo CBPC/Ml em Salvador, a Mesa Redonda: MR41 - Destaques do Segundo Posicionamento (Paciente Transgênero), no dia 12/-9, sala 02, de 9h às 11h", finaliza Luisane. 

#Sociedade de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial  #transgênero #laboratório