Edição Set-Out 2025
SBPC/ML reforça presença internacional no 34º WasPalm e 51º ACBICON, na Índia
A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) marcou presença no 34º Congresso da World Association of Societies of Patology and Laboratory Medicine (WasPalm), realizado conjuntamente com o 51º Congresso da Associação Indiana de Bioquímica Clínica (ACBICON) e o 4º Encontro Internacional de Residentes em Patologia/Medicina Laboratorial, que aconteceu de 14 a 17 de outubro de 2025, em Pune, na Índia. O evento reúne especialistas e instituições de diversos países para debater inovações, desafios e perspectivas globais na Medicina Laboratorial.
Representando o Brasil, a delegação da SBPC/ML contou com a presença do presidente, Dr. Álvaro Pulchinelli Jr.; do diretor científico, Dr. André Doi; e de Flávio Alcântara, presidente da Regional Baixada Santista da SBPC e diretor da WasPalm para a América Latina. A participação dos residentes brasileiros foi representada pelo Dr. Caio Pupin, médico residente de Patologia da Clínica do Hospital das Clínicas da UFMG. , que levou ao debate sobre as perspectivas e desafios da formação médica na especialidade.
Entre os principais destaques da participação brasileira foram a apresentação da experiência nacional em testes toxicológicos de larga janela de detecção, liderada pelo Dr. Álvaro Pulcinelli Jr., e a palestra sobre os avanços da metagenômica no diagnóstico de doenças infecciosas, ministrada pelo Dr. Flávio Alcântara também teve atuação destacada em atividades acadêmicas, incluindo uma aula sobre função renal e discussões sobre práticas laboratoriais globais. Encerrando a participação brasileira, o Dr. Caio Pupin, médico residente de Patologia da Clínica do Hospital das Clínicas da UFMG, representou os residentes do Brasil, conduzindo ao debate as perspectivas e desafios da formação médica na especialidade.
A participação da SBPC/ML no WasPalm e na ACBICON reforça o compromisso da entidade com a integração internacional, a atualização científica e o fortalecimento da Medicina Laboratorial brasileira. O encontro proporcionou uma rica troca de experiências com profissionais de diversos países, permitindo aos representantes brasileiros ampliar sua visão sobre a prática da Patologia Clínica no cenário global.
Mais do que um espaço de aprendizado, o evento reafirmou o protagonismo do Brasil na área, evidenciando que a SBPC/ML está na vanguarda da Medicina Laboratorial. A entidade considera esta participação um passo estratégico rumo a novas parcerias, colaborações científicas e à possibilidade de, no futuro, trazer novamente um evento da WasPalm ao Brasil, consolidando o país como referência internacional em qualidade e inovação laboratorial.