Publicado em: 01 novembro 2024 | 17:00h

Curso do III Congresso da SOBRASP abordará papel crucial dos exames complementares para garantir diagnósticos mais precisos e seguros

O objetivo do curso é desenvolver conhecimento sobre como estruturar Núcleos de Segurança do Paciente, com sistemas de notificação e indicadores apropriados nos serviços de medicina diagnóstica, entre outros.

Profissionais da área da saúde e áreas afins, gestores e lideranças, sociedades técnico-científicas e entidades em geral, estudantes, representações de pacientes e do controle social participarão entre os dias 7 a 9 de novembro, em São Paulo, do III Congresso da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente – SOBRASP.

É um evento único que congrega a participação multiprofissional, em uma jornada ímpar do conhecimento e que levará a mudança no caminho das melhores práticas em prol da qualidade do cuidado e segurança do paciente.  A programação está repleta de iniciativas nacionais e internacionais que trarão luz aos desafios que um complexo ecossistema de saúde tem enfrentado nos últimos anos.

E no dia 07/11, o diretor de Relações Institucionais da SBPC/ML, Wilson Shcolnik  é um dos palestrantes do curso pré-congresso 8 "O papel crucial dos exames complementares para garantir diagnósticos mais precisos e seguros", das 8h às 12h. O objetivo do curso é desenvolver conhecimento sobre como estruturar Núcleos de Segurança do Paciente, com sistemas de notificação e indicadores apropriados nos serviços de medicina diagnóstica; incentivar o desenvolvimento de cultura de segurança em serviços de medicina diagnóstica; e compartilhar o Programa de Benchmarking da SOBRASP e experiências práticas.

 

Conteúdo programático:

 

Palestrante: Wilson Shcolnik (SP) - Erro diagnóstico: A segurança do paciente chega aos exames complementares (Informações e dados epidemiológicosconexão com a medicina diagnóstica)

Palestrante: Claudia Meira (SP) - A importância da Cultura de Segurança do Paciente (Definição, cultura justa, núcleo de segurança do paciente, notificação de incidentes, 2ª vítima, Letramento)

Palestrante: Janaina T. G. Barrancos (Grupo Fleury | SP) - Núcleo de Segurança do Paciente (Legislação, estruturação, composição, funcionamento, avaliação e classificação de risco, suporte por sistemas de informação)

Palestrante: Hamilton Shoji (HIAE/SP)  - Relatório de Incidentes: Como assegurar a melhoria contínua? (Critérios para notificação, análise, ferramentas da qualidade, planos de ação e resultados obtidos)

Palestrante: Luiza Bottino Balli (Controllab/RJ) - Indicadores de Segurança do Paciente em Medicina Diagnóstica / Programa SOBRASP (Conceito de benchmarking. Apresentação da plataforma Medicare, resultados comentados do projeto piloto e da 1ª rodada)

Todos os palestrantes -  Boas práticas: Conheça o que já funciona em laboratórios e clínicas de imagem.

 

📅 Data: 7 de novembro

🕗 Horário: 8h às 12h

📍 Local: Centro de Convenções Frei Caneca, São Paulo – SP

 

Inscrições neste site.