Edição Mar-Abr 2025
Fórum dos Conselhos da Saúde avança no apoio à Política Nacional de Diagnóstico Laboratorial
A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e outras entidades do setor laboratorial estiveram reunidas nos dias 12 e 13 de março com a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde e com os Conselhos Federais da área da Saúde, no Conselho Federal de Farmácia para apresentar a proposta da Política Nacional de Diagnóstico Laboratorial (PNDL). O objetivo da presença do grupo foi buscar o apoio do Fórum dos Conselhos da Saúde para a criação de uma política nacional para o diagnóstico laboratorial.
O documento foi desenvolvido por entidades representativas do setor, incluindo a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML), o Conselho Federal de Farmácia (CFF), o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), a Federação Brasileira de Laboratórios de Análises Clínicas (FEBRALAC), a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (ABRAMED) e a Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL).
Na reunião ordinária do Fórum dos Conselhos Profissionais da Área da Saúde, realizada na sede do CFF, estiveram presentes representantes de alguns dos 14 conselhos federais da área da saúde, como os de Biologia, Biomedicina, Psicologia, Medicina Veterinária, Farmácia, Fonoaudiologia, Odontologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional e Nutrição.
O setor laboratorial foi representado por Dra. Maria Elizabeth Menezes (SBAC), Dr. Wilson Shcolnik (SBPC/ML), Dr. Armando Monteiro (ABRAMED), Dra. Lenira da Silva Costa (CFF), Dr. Carlos Filipe Garcia (FEBRALAC), Dr. Pedro Almeida (SBAC) e Dr. Paulo Boff (SBAC), além de Carlos Gouvea (CBDL).
As apresentações foram conduzidas pela Dra. Maria Elizabeth Menezes, coordenadora do grupo e presidente da SBAC, tanto na SVSA/MS quanto na reunião plenária do FCFAS. Segundo o Dr. Wilson Shcolnik, diretor de relações institucionais da SBPC/ML, o engajamento do Fórum é essencial para consolidar a proposta.
“O diagnóstico laboratorial é um pilar fundamental da assistência em saúde, e contar com o apoio dos conselhos profissionais fortalece nossa iniciativa de estruturar uma política nacional que garanta acesso e qualidade na realização dos exames laboratoriais”, afirmou.
A coordenadora do Fórum, representante do Conselho Federal de Farmácia, assegurou que os conselhos devem se manifestar positivamente em apoio à iniciativa. A SBPC/ML e demais entidades seguirão acompanhando o avanço da PNDL, reforçando o compromisso com a qualificação do diagnóstico laboratorial no Brasil.