Edição Set-Out 2024 Publicado em: 06 setembro 2024 | 07:55h

Nossos colaboradores: conheça a equipe da SBPC/ML

Para contar a história desses 80 anos é imprescindível mencionar o time que vivencia a rotina em nossa sede e lida com todos os desafios exigidos por uma sociedade com o peso e a importância para a saúde como essa. 

Por isso, registramos aqui uma breve apresentação desses destacados profissionais, que têm colaborado diariamente com a trajetória da SBPC/ML.

 

Lidia Cortês, colaborando com a SBPC/ML desde março de 1994

 

Lidia Cortês

 

O que faz na SBPC/ML? Sou a atual gerente Administrativo Operacional

Como é trabalhar na área de saúde? Entendo que a saúde é um dos pilares de uma sociedade e é muito gratificante poder contribuir com as pessoas com uma medicina investigativa no que tange a descobertas diagnósticas.

Como foi a sua jornada profissional até chegar aqui? Linda! Comecei como estagiária no final de 1992, fui efetivada em março de 1994, passei por vários setores sendo o setor de eventos uma das minhas paixões e, neste ano, assumi a gerência administrativa da sociedade.

O que gosta de fazer quando não está trabalhando? Estar com minha família, ir aos estádios assistir jogos do Flamengo e viajar bastante.

Tem algum hobby ou atividade? Caminhar ao ar livre, ler e curtir um bom samba. Como atividade também sou professora.

Se pudesse aprender um novo hobby ou habilidade, o que seria e por que? Andar de skate pela sensação de liberdade.

Como equilibra sua vida profissional com a pessoal? Com organização tudo cabe direitinho.

Se puder descrever a profissional Lidia em uma palavra, qual seria? Comprometida.

 

Gabriele Silveira, atuando na SBPC/ML desde janeiro de 2024

 

 

O que faz na SBPC/ML? Sou secretária executiva

Como é trabalhar na área de saúde? O que mais me motiva é saber que contribuo para o desenvolvimento científico, trabalho com uma equipe que ama a Sociedade e tenho autonomia na minha atividade.

Como foi a sua jornada profissional até chegar aqui? Minha jornada profissional começou quando virei propagandista e porque queria engravidar. Fiz a faculdade de Secretária Executiva, pois seria uma atividade fisicamente mais tranquila. Passei por grandes empresas como Petrobrás, Artplan, Hospital São Lucas. Faço o que mais amo: trabalhar em uma empresa “médica” na área administrativa.

O que gosta de fazer quando não está trabalhando? Quando não estou trabalhando, amo ver filmes, cantar e ficar com a minha família. Esses momentos são essenciais para recarregar as energias e manter um equilíbrio saudável na vida.

Tem algum hobby ou atividade? Faço pirulitos de cristal, invento receitas na cozinha, ouço música e gravo a letra de primeira.

Se pudesse aprender um novo hobby ou habilidade, o que seria e por que? Fazer quadros de cristal, minha avó fazia e deixou uma memória afetiva.

Como equilibra sua vida profissional com a pessoal? Equilibrar a vida profissional com a pessoal é um desafio, mas procuro organizar o tempo, definir limites claros entre trabalho e lazer e sempre fazer orações, pois acredito que a oração muda trajetórias. 

Se puder descrever a profissional Gabriele em uma palavra, qual seria? Sou dedicada, detalhista, organizada e observadora. Essas palavras refletem o comprometimento e abordagem no trabalho diário.

 

Carla Chaves, colaboradora da SBPC/ML desde 2009

 

 

O que faz na SBPC/ML? Sou gestora técnica do PALC

Como é trabalhar na área de saúde? Sempre trabalhei e gosto muito da área apesar de todas as dificuldades.

Como foi a sua jornada profissional até chegar aqui? Sou médica Hematologista e Patologista Clínica, formada em 1985. Trabalhei  clinicando,  com atendimento ambulatorial, consultório e acompanhando pacientes internados. Em um certo momento, resolvi trabalhar em laboratório, o que fiz por 11 anos. Depois, vim para a SBPC/ML como auditora e depois concorri ao cargo que estou até agora.

O que gosta de fazer quando não está trabalhando? Viajar e ler.

Tem algum hobby ou atividade? Ler.

Se pudesse aprender um novo hobby ou habilidade, o que seria e por que? Aperfeiçoar meu conhecimento em música e instrumentos porque gosto de música. 

Como equilibra sua vida profissional com a pessoal? Procuro dividir muito bem o meu tempo.

Se puder descrever a profissional Carla em uma palavra, qual seria? Empática e adaptável.

 

Lais Melo, colaboradora da SBPC/ML desde 2019

 

Lais Melo

 

O que faz na SBPC/ML? Atuo como analista administrativa de acreditação e qualidade nos setores do PALC e da Qualidade.

Como é trabalhar na área de saúde? Trabalhar na área da saúde, para mim, foi uma surpresa que se tornou muito algo gratificante. Com a minha atuação profissional, sinto que posso contribuir para impactar positivamente na vida das pessoas interna e externamente. Além disso, tenho a oportunidade de estar sempre atualizada, conhecer novos processos, tecnologias, lugares e pessoas, e isso é o que me motiva diariamente. 

Como foi a sua jornada profissional até chegar aqui? Iniciei minha jornada profissional trabalhando no comércio para custear a faculdade, inicialmente no curso de Engenharia de Produção. No 3º período, consegui uma bolsa de estudos e alterei o curso para Administração. Naquele momento, consegui me dedicar aos estudos e passou a ser minha meta conseguir um estágio para adquirir experiência profissional na área administrativa. Meu primeiro estágio foi em uma Instituição Pública, atuando em um projeto relacionado à área de gestão de processos e a partir desta experiência me candidatei à vaga de estágio na SBPC/ML. Desde que cheguei à SBPC/ML, me dediquei ao máximo, pois tinha como objetivo principal a minha evolução profissional e consequentemente a efetivação. Passei por quase todos os setores entre tarefas administrativas, de eventos e da qualidade, tive oportunidades, conheci pessoas e nesse período tive diversos aprendizados. Foi na SBPC/ML que identifiquei minha aptidão e gosto pela área de Gestão da Qualidade e, felizmente, fui efetivada para atuar nesse setor juntamente ao PALC. Desde então, busco meu desenvolvimento profissional contínuo na área, para contribuir na evolução do PALC, da Qualidade e da SBPC/ML como um todo.

O que gosta de fazer quando não está trabalhando? Quando não estou trabalhando, gosto muito de tirar um tempinho para descansar e relaxar, acho importante. Busco por atividades de lazer e diversão com a minha família e amigos, como viajar, ir a museus, cinemas, praia, shows, entre outros. Também dedico tempo para aprender novas habilidades. 

Tem algum hobby ou atividade? Sim. Leitura, filmes, séries e música. Gosto de me exercitar, passeios ao ar livre, desenvolver novas habilidades (profissionais e pessoais), viajar para lugares mais calmos, entre outros. Essas atividades me ajudam a relaxar e me desligar um pouco das responsabilidades do dia a dia.

Se pudesse aprender um novo hobby ou habilidade, o que seria e  por que? Tenho o objetivo de desenvolver o meu inglês e também outros idiomas. Acredito que isso traria uma nova perspectiva para minha vida e me proporcionaria realização pessoal e, também, profissional. Além disso, estou aprendendo um novo hobby, que é o bordado. 

Como equilibra sua vida profissional com a pessoal? O equilíbrio, para mim, é um fator essencial. Viso equilibrar minha vida profissional com a pessoal através do autoconhecimento e do autocuidado, consciente que ambas devem ser  tarefas diárias. Planejo meus dias para atender às responsabilidades e compromissos do trabalho. 

Se puder descrever a profissional Lais em uma palavra, qual seria? Dedicada.

 

Barbara Liana, colaboradora da SBPC/ML desde Março de 2024

 

 

O que faz na SBPC/ML? Faço parte da equipe da SBPC/ML, atuando no Programa de Acreditação para Laboratórios Clínicos (PALC) e no setor da Qualidade.

Como é trabalhar na área de saúde? É uma área que se alinha ao meu propósito de contribuir para uma sociedade melhor.

Como foi a sua jornada profissional até chegar aqui? Com a conclusão do curso Técnico em Patologia Clínica em 2008, tive a oportunidade de exercer atividades técnicas laboratoriais em grandes instituições, perpassando por diversos setores e em todos eles sempre imergida em diversas atividades relacionadas à gestão da qualidade e processos.  Seguindo esse propósito, ao finalizar a graduação em Ciências Biológicas em 2018, dediquei-me tanto à área da Qualidade que decidi investir em uma especialização. Terminei a especialização em Qualidade e, após ricas experiências, cheguei até a SBPC/ML.

O que gosta de fazer quando não está trabalhando? Atividades ao ar livre, como andar de bicicleta.

Tem algum hobby ou atividade? Cinema, passeios culturais e leitura.

Se pudesse aprender um novo hobby ou habilidade, o que seria  por que? Yoga, para manter o corpo e a mente em equilíbrio e sintonia.

Como equilibra sua vida profissional com a pessoal? Tratando o lazer e o descanso com a mesma seriedade com que trato minha vida profissional, sempre prezando pela qualidade de vida.

Se puder descrever a profissional Bárbara em uma palavra, qual seria? Dedicação.

 

Katia Gonçalves, colaboradora da SBPC/ML desde 2008

 

 

O que faz na SBPC/ML? Trabalho com o PALC (Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos), atuando em todo o processo que envolve as auditorias do Programa PALC.

Como é trabalhar na área de saúde? Trabalhar nessa área me faz sentir motivada pela oportunidade de aprender e crescer constantemente, bem como pelo reconhecimento do meu trabalho junto aos clientes internos e externos. Gosto muito de trabalhar com pessoas.

Como foi a sua jornada profissional até chegar aqui? Iniciei minha jornada profissional trabalhando em um banco como Coordenadora de Serviços de Conferência. Nesse período busquei aprimoramento profissional por meio de cursos em diversas áreas, como atendimento ao cliente, informática, inglês básico, entre outros, relacionados à minha área de atuação. Após um período de três anos fui selecionada para uma vaga na SBPC/ML para trabalhar no setor PALC, no qual atuo há 16 anos, buscando contribuir para o crescimento do Programa. Em 2019 me formei em Gestão Recursos Humanos e Gestão de Pessoas. Isso me ajudou a desenvolver habilidades inerentes às minhas atribuições.

O que gosta de fazer quando não está trabalhando? Gosto de assistir um bom filme e gosto de ler um bom livro, a leitura me faz refletir e me traz paz. 

Tem algum hobby ou atividade? A leitura é um hábito que trago comigo desde a infância.

Se pudesse aprender um novo hobby ou habilidade, o que seria e por que? Viajar, conhecer novos lugares e adquirir experiências, novas culturas. Também gostaria de fazer aulas de canto, pois aprecio muito a música.

Como equilibra sua vida profissional com a pessoal? Procuro priorizar as tarefas profissionais e pessoais de forma equilibrada, identificando as atividades mais importantes em ambas as esferas e definir um horário para realizá-las.

Se puder descrever a profissional Katia em uma palavra, qual seria? Comprometimento.

 

Maria Fernandes, colaborando com a SBPC/ML desde 1996

 

 

O que faz na SBPC/ML? Área Comercial/ Eventos

Como foi a sua jornada profissional até chegar aqui? A jornada foi boa, pois cheguei como auxiliar administrativo e não tinha expectativa de ficar aqui tanto tempo.

O que gosta de fazer quando não está trabalhando? Ficar com família/amigos, ver séries, cuidar da minha casa.

Tem algum hobby ou atividade? Cozinhar para os amigos.

Se pudesse aprender um novo hobby ou habilidade, o que seria e por que? Nadar. Sensação de liberdade, de enfrentar os medos.

Como equilibra sua vida profissional com a pessoal? Tudo vai depender do momento, isto é, vai depender da necessidade de cada um naquele período.

Se puder descrever a profissional Maria em uma palavra, qual seria? Dedicada e profissional.

 

Thayna Amaral, colaboradora na SBPC/ML desde 2020

 


O que faz na SBPC/ML? Sou da equipe de eventos, organizamos jornadas, simpósios, workshops, boards de especialistas e o nosso carro-chefe, o congresso. Realizo também a parte administrativa dos Comitês Científicos e processo para obtenção do título de especialista, através de uma prova que ocorre todo ano. Além disso, iniciei a estruturação do setor de avaliação tecnológica em saúde, junto com a minha dupla no assunto, Lidia Cortes.

Como é trabalhar na área de saúde? Apesar de uma área administrativa, que envolve mais eventos do que a área da saúde, é bastante educativo e muitas vezes esclarecedor em algumas áreas.

Como foi a sua jornada profissional até chegar aqui? Trabalhei por três anos com telemarketing quando iniciei a faculdade de secretariado executivo trilíngue na Estácio, durante a faculdade fiz dois estágios antes de ser aceita na SBPC/ML como secretária executiva. Passei dois anos no cargo secretariando a diretoria até, por fim, chegar ao cargo de eventos.

O que gosta de fazer quando não está trabalhando? Assistir filmes e séries, sair com amigos e ouvir música.

Tem algum hobby ou atividade? Gosto de ler livros de romance e suspense, escrever, ir ao teatro e fazer passeios culturais, além de visitar cafeterias e locais gastronômicos.

Se pudesse aprender um novo hobby ou habilidade, o que seria e por que? Gostaria de aprender patinação artística, pela beleza da arte e movimento do corpo.

Como equilibra sua vida profissional com a pessoal? Tenho uma boa gestão do tempo e costumo separar um momento passar com a família e amigos.

Se puder descrever a profissional Thayna em uma palavra, qual seria? Determinada.

 

Rodrigo Paiva, colaborador desde 2009

 

O que faz na SBPC/ML? Sou responsável pelo setor de comunicação digital e impressa, e também atuo na gestão de TI, telefonia e serviços web da SBPC/ML.

Como é trabalhar na área de saúde? Acho que é uma boa área para ser divulgada, com conteúdos úteis a profissionais e público em geral.

Como foi a sua jornada profissional até chegar aqui? Já trabalhei nos setores público e privado e até já tive uma empresa de comunicação multimídia.

Entrei no final de 2009, na gestão do Dr Álvaro Martins. O que gosta de fazer quando não está trabalhando?

Gosto de utilizar este tempo com minha família. Tem algum hobby ou atividade? Sim, faço ilustrações.

Se pudesse aprender um novo hobby ou habilidade, o que seria e  por que? Eu pretendo evoluir o meu hobby atual.

Como equilibra sua vida profissional com a pessoal? Tento manter, sempre que possível os dois separados, mas nem sempre é possível.

Se puder descrever o profissional Rodrigo em uma palavra, qual seria? Multifuncional.

 

Leticia Marmo, está na SBPC/ML desde 2022

 

 

O que faz na SBPC/ML? Faço parte da equipe de comunicação e marketing, atualmente mais focada no design interno.

Como é trabalhar na área de saúde? Trabalhar em Comunicação na área da saúde é um desafio diário.   

Como foi a sua jornada profissional até chegar aqui? A SBPC/ML foi minha primeira oportunidade profissional, iniciei como estagiária e tive a oportunidade de ser efetivada na minha área com uma equipe pequena, mas com vasta experiência, aprendo muito com eles diariamente. 

O que gosta de fazer quando não está trabalhando? Passar um tempo com a minha família.

Tem algum hobby ou atividade? Gosto de assistir filmes e séries de diversos países, assim aprendo novas culturas através da arte.

Se pudesse aprender um novo hobby ou habilidade, o que seria e por que? Artesanato com cerâmica fria, para criar coisas diferentes e úteis.

Como equilibra sua vida profissional com a pessoal? Creio que isso seja um processo, algumas vezes são mais simples do que outras. Mas o exercício é sempre estar presente de forma física e mental para ter mais foco.

Se puder descrever a profissional Leticia em uma palavra, qual seria? Determinada.

 

Miri Cassandra, atua na SBPC/ML desde 2018

 

Miri Cassandra

 

O que faz na SBPC/ML? Analista Administrativa e Financeira

Como é  trabalhar na área de saúde? Trabalhar na área médica é muito satisfatório e saber que de alguma forma contribuo para o desenvolvimento científico. 

Como foi a sua jornada profissional até chegar aqui? Sempre trabalhando na área financeira, buscando melhorias e novos desafios. 

O que gosta de fazer quando não está trabalhando? Gosto de estar no aconchego do meu lar e trilhar, sou apaixonada por trilhas.

Tem algum hobby ou atividade? Trilhas e fotografia.

Se pudesse aprender um novo hobby ou habilidade, o que seria e por que? Conhecer mais sobre cafés, é algo que me fascina. E também visitar cafeterias em muitos lugares!

Como equilibra sua vida profissional com a pessoal? Separando a vida do pessoal do profissional com planejamento, flexibilidade e disciplina. 

Se puder descrever a profissional Miri em uma palavra, qual seria? Organizada, cumpridora de processo, responsável, empática, resiliente e corajosa.

 

Mauro Sergio, colaborador da SBPC/ML desde março de 2023

 

Mauro Sergio

 

O que faz na SBPC/ML? Sou Assistente Administrativo, cuido da área do T.I, da parte operacional e do setor de compras.

Como é trabalhar na área de saúde? Adorei esta área, pois estamos sempre aprendendo coisas novas.

Como foi a sua jornada profissional até chegar aqui? A jornada profissional foi ótima e estou sempre empenhado em aprender mais e utilizar a experiência da mesma para sempre colaborar ao máximo para a sociedade.

O que gosta de fazer quando não está trabalhando? Curtir a família e relaxar em uma praia.

Tem algum hobby ou atividade? Gosto muito de Cooper (corrida).

Se pudesse aprender um novo hobby ou habilidade, o que seria e por que? Gostaria de praticar um tênis, exercitar e ao mesmo tempo me divertir.

Como equilibra sua vida profissional com a pessoal? Sabendo separar as duas coisas e a parte profissional com muita responsabilidade.

Se puder descrever o profissional Mauro em uma palavra, qual seria? Objetivo!

 

Maria Eduarda Valois Teixeira, colaborando com a SBPC/ML desde julho de 2023

 

Maria Eduarda Valois Teixeira

 

O que faz na SBPC/ML? Sou assistente administrativa de comunicação e marketing. Sou responsável pelo Fale Conosco da empresa, pelo qual recebemos centenas de dúvidas todos os dias, pelo WhatsApp e formulário em nosso site. Auxilio o setor de comunicação realizando a aquisição de produtos e serviços para todos os eventos da SBPC/ML.

Como é trabalhar na área de saúde? Estou conhecendo um mundo novo, pois não tinha noção da amplitude da Medicina Laboratorial. Está sendo uma experiência incrível.

Como foi a sua jornada profissional até chegar aqui? Trabalhei “próxima” da área da saúde, vendendo seguros, porém ainda não tinha me identificado, pois minha faculdade sempre foi na área da Comunicação. Após uma longa jornada, encontrei a SBPC/ML.

O que gosta de fazer quando não está trabalhando? Gosto de ir à praia e assistir séries.

Tem algum hobby ou atividade? Vôlei.

Se pudesse aprender um novo hobby ou habilidade, o que seria e  por que? Aprender uma língua nova. Gosto da arte de se comunicar, e não tem maneira melhor do que saber se comunicar em diversas línguas.

Como equilibra sua vida profissional com a pessoal? Sou uma pessoa que valoriza o planejamento. Gosto de organizar minha agenda para que eu possa ser produtiva no trabalho, sem comprometer o tempo de qualidade com minha família e amigos. Acredito que uma boa gestão do tempo é fundamental.

Se puder descrever a profissional Maria Eduarda em uma palavra, qual seria? Dedicada.

 

#Sociedade de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial #SBPC/ML#colaboradores