Edição Jul-Ago 2024 Publicado em: 05 setembro 2024 | 15:54h

História de Congresso: Conheça o trabalho da Design To, de Valéria Salgado, empresa organizadora do nosso evento

Andar pelas ruas dos congressos anuais do CBPC/ML é sempre uma experiência cheia de novidades e oportunidades. Mas será que os congressistas, visitantes, palestrantes e todos os demais que circulam pelos corredores têm alguma ideia do que é feito para recebê-los da melhor forma por todos os dias do congresso? 

 

Conversamos com a Valéria Salgado, Diretora da empresa Design To Comunicação, que há 25 anos atua junto da SBPC/ML na organização e produção do evento. Ela revela que, muitas vezes, “é preciso mover montanhas para oferecer essa experiência”.

 

Houve um congresso, por exemplo, em que a montadora oficial ao perceber que não ia conseguir montar tudo a tempo, abandonou o serviço, e foi embora da cidade sede daquele ano. “Essas coisas acontecem e ninguém percebe”, relembra a empresária, que além de muito jogo de cintura, às vezes também conta com um pouco de sorte: “Nesse dia, o dono de uma outra montadora local encarou o desafio e passamos duas madrugadas trabalhando para entregar o evento na data”.

 

Em outra saia justa, um palestrante da Aula Magna super reconhecido e aguardado comunicou a desistência a menos de 24 horas para a abertura do congresso. “Sabendo que as pessoas estavam vindo de todos os lugares do país para assistir a palestra, eu saí do pavilhão, sentei na calçada e chorei por cinco minutos”, conta Valéria.


Embora na hora tenha sido desesperador, ela diz que respirou fundo e conseguiu um dos seus maiores feitos: o escritor e palestrante em desenvolvimento pessoal, Max Gehringer. “O próprio me atendeu e, ao ouvir minha história, aceitou na hora!”, revive.

 

Abrindo as portas do Congresso para a SBPC/ML 

 

Valéria Salgado é dona da empresa Design To, que atualmente é responsável pelos projetos e montagem dos congressos da Sociedade, atividade que vem fazendo há mais de duas décadas. Se hoje a empresária cuida ‘só’ dos congressos anuais, o início da parceria foi bem diferente.

 

Graduada em Arquitetura e especializada em Artes Gráficas, Salgado começou na SBPC/ML editorando as publicações impressas, modernizando toda a parte gráfica da Sociedade. “Nesse tempo, acompanhei um congresso que aconteceu em São Paulo e, na ocasião, o lado da arquiteta gritou mais forte e percebi que havia pontos que poderiam ser melhorados”, relembra.

 

Valéria percebeu que a Sociedade não tinha representatividade dentro do próprio evento e sugeriu a criação de um estande. Faltando um dia para o início da feira conseguiu levantar um espaço para que a Sociedade pudesse receber seus convidados. Outro avanço foi obter o banco de dados de visitantes da feira.

 

Esse momento marcou o início da parceria da Design To com os congressos da SBPC/ML. Salgado desenvolveu um plano de atividades e propôs melhorias, estabeleceu o Departamento de Eventos, implementou banco de dados, atuou nos eventos menores e, com isso, viu o congresso anual crescer exponencialmente: “Em 2000, quando trabalhei na minha primeira edição, o CBPC podia ser montado em salões de hotel. Atualmente, no Brasil, são poucos os centros de eventos que o comportam”, comenta.

 

Evoluindo com o Congresso e com a SBPC/ML 

 

Hoje, após estruturar os eventos menores e apoiar a equipe da Sociedade para conduzi-los, Valéria tem se dedicado ao congresso anual, que está sempre evoluindo: “É um trabalho que precisa ser planejado com um ano de antecedência, requer um leque imenso de contratações”, explica. Ela também é responsável pelas documentações de cada projeto, o que minimiza erros na montagem.

 

Se por um lado a empresária atuou com afinco para o crescimento dos eventos da SBPC/ML, por outro, sua carreira também foi orientada pelas demandas da Sociedade. Nesse período, fez uma pós-graduação em comunicação corporativa para produzir eventos corporativos, que abriu muitas portas.

 

À essa parceria, Valéria Salgado diz ser muito grata: “Foi um caminho feito por todos, pois a Sociedade é um cliente que trabalha junto e está sempre aberta a novas propostas, sempre estimulando. Fico feliz sabendo que, dos 80 anos, faço parte de 25, em um trabalho digno com uma empresa digna. Sou muito orgulhosa”, comemora.