Edição Jul-Ago 2025 Publicado em: 24 agosto 2025 | 11:00h

SBPC/ML participa de agendas estratégicas em Brasília

Entidades setoriais da medicina laboratorial e diagnóstica tiveram uma agenda estratégica voltada ao fortalecimento da saúde e do segmento no país. A SBPC/ML, representada pelo diretor de Relações Institucionais, Wilson Shcolnik, e pelo presidente Alvaro Pulchinelli Junior, participou, no dia 12 de agosto, da 2ª Reunião do Comitê do Programa Agora Tem Especialistas, conduzida pelo secretário executivo do Ministério da Saúde Adriano Massuda, da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde.  Na ocasião, foi debatida a Política Nacional do Diagnóstico Laboratorial, além da inclusão dos laboratórios clínicos no programa Mais Especialistas, do Governo Federal.


O encontro também contou com a presença do Dr. Marcos Machado (CFF), Elizabeth Menezes e Paulo Boff (SBAC), Carlos Felipe Garcia (FEBRALAC) e Milva Pagano (ABRAMED), fortalecendo a representatividade do setor e o diálogo por avanços na saúde diagnóstica do país.


De acordo com o Dr. Alvaro, a iniciativa do governo federal visa complementar a atividade de saúde, principalmente em nível primário e  secundário, nos  municípios e estados. “A intenção do governo é sanar esse déficit do tempo entre o indivíduo procurar auxílio na atenção básica, no posto de saúde, e ter o diagnóstico de uma doença complexa, para iniciar o tratamento. Isso envolve então uma ação conjunta de várias especialidades, apoiado em linhas de cuidado.  A inclusão de serviços de diagnóstico e terapêutica complementares ao SUS, é de fundamental importância, e pode ser feito pela iniciativa privada.  O governo federal vai auxiliar os estados e municípios nessa missão”, explica. 

A inclusão dos laboratórios poderá ampliar o número de vagas para patologistas clínicos, devido ao crescimento do  pacote dos exames laboratoriais que será ofertado à população.

Já o PNDL - Plano Nacional de Diagnóstico Laboratorial - apresentado ao secretário Adriano Massuda, será levado ao Ministro da Saúde. “É um plano que ainda tramita no Legislativo, na forma de um projeto de lei do deputado Pedro Westphalen, para que se torne efetivamente uma lei e todas as diretrizes possam ser implementadas. Estamos muito satisfeitos e confiantes do avanço que trará ao setor. No Congresso da SBPC/ML, em setembro, iremos apresentar  um resumo executivo do PNDL aos participantes”.

#pndl #maisespecialistas#sbpc/ml#medicinalaboratorial