Edição Nov-Dez 2025
SBPC/ML passa por auditoria internacional para manter acreditação da ISQua
Na última semana, a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML) passou por uma auditoria conduzida pela International Society for Quality in Health Care External Evaluation Association (ISQua EEA). A auditoria foi realizada entre os dias 27 e 30 de outubro de 2025, na sede da SBPC/ML, no Rio de Janeiro, e teve como objetivo avaliar se os processos da organização continuam alinhados aos padrões internacionais de qualidade exigidos para instituições que certificam serviços de saúde. A SBPCML, além da acreditação como entidade acreditadora (Organisation) possui também o acreditação da norma PALC (Standard) desde 2016.
Obs: No processo deste ano renovamos a Organisation, e a Standard está vigente.
Antes da visita dos auditores, o setor de Qualidade e as demais áreas da SBPC/ML realizaram uma autoavaliação detalhada, por meio da ferramenta Self-Assessment Tool (SAT), onde a instituição apresenta evidências de como cumpre cada requisito exigido pela ISQua.
Durante os quatro dias de auditoria, três avaliadores internacionais da ISQua EEA entrevistaram membros da Diretoria e colaboradores da SBPC/ML. Participaram das reuniões o presidente da Sociedade, Alvaro Pulchinelli, o vice-presidente, Guilherme Oliveira, e o diretor de Acreditação e Qualidade, Carlos Eduardo Ferreira.
Sobre o processo, Alvaro Pulchinelli, presidente da sociedade, destacou: “Foi uma experiência bastante interessante, o coroamento de um bom trabalho que vem sendo feito por toda a SBPC/ML. Os auditores, com experiência internacional, puderam esmiuçar, nesses quatro dias que ficaram na SBPC, todos os processos da sociedade. Fomos bastante elogiados pelo comprometimento dessa equipe empolgada com o que faz e com as entregas que realiza. Foi uma semana bastante proveitosa e ficamos muito felizes com os resultados.”
A reacreditação internacional reforça a confiança na SBPC/ML como entidade acreditadora e no PALC como referência na qualidade laboratorial no Brasil. A Norma PALC, utilizada na certificação dos laboratórios, também é reconhecida pela ISQua desde 2015 e passa por um processo paralelo de renovação. A expectativa é que os resultados das duas avaliações sejam divulgados até o final de 2025.
A SBPC/ML agradece o empenho e dedicação de todos os colaboradores envolvidos — Bárbara Abreu, Carla Chaves, Lidia Côrtes, Kátia Gonçalves, Laís Melo, Larissa Santiago, Leticia Marmo, Magda Santos, Maria Eduarda Teixeira, Maria Fernandes, Mauro Sérgio, Miri Cassandra, Rodrigo Paiva, Thayna Amaral, Tiago Luiz e Ana Luiza — fundamentais para o sucesso da auditoria.

