Edição Jul-Ago 2025
SBPC/ML promove Encontro de Especialidades, com o tema Espectrometria de Massas: a técnica e suas aplicações clínicas
No dia 04 de julho, a SBPC/ML promoveu, em São Paulo, a Edição Especial do Encontro de Especialidades Médicas, sob o tema Espectometria de Massas. O encontro reuniu especialistas para discutir aplicações da técnica na rotina dos laboratórios clínicos, incluindo avanços na identificação de microrganismos e na análise de biomarcadores. A programação contou com palestras e debates, proporcionando atualização científica e troca de experiências entre profissionais da área.
O evento foi realizado em conjunto com a Associação Brasileira de Espectrometria de Massas (BRMASS), a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), a Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal e Erros Inatos do Metabolismo - (SBTEIM), a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e a Academia Brasileira de Neurologia (ABN), e a Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH).
De acordo com o diretor da SBPC/ML, Carlos Eduardo dos Santos Ferreira, o evento de espectrometria de massas foi idealizado porque a técnica tem um potencial de uso dentro do laboratório clínico, vem sendo promissora há anos e nos últimos anos ganhou destaque sua incorporação em diferentes testes no laboratório.
“Reunimos o público médico para ampliar a visibilidade da indústria de espectrometria de massa dentro da medicina laboratorial do diagnóstico in vitro. As empresas do setor apresentaram algumas plataformas que elas têm disponíveis para o diagnóstico laboratorial"
Durante o evento, a SCIEX apresentou features dos instrumentos SCIEX Zeno TOF, uma plataforma de espectrometria de massas de alta resolução que representa um avanço significativo para aplicações médicas e biomédicas. Combinando a inovadora tecnologia Zeno Trap com a fragmentação por EAD (Electron Activated Dissociation), o sistema oferece ganhos de sensibilidade de até 10 vezes, permitindo a detecção de biomarcadores raros e a caracterização precisa de proteínas, peptídeos, lipídios e pequenas moléculas. “Essa capacidade é especialmente valiosa em pesquisas clínicas, diagnóstico precoce e desenvolvimento de terapias personalizadas, onde a identificação de alvos moleculares com alta confiança é essencial. Além disso, sua integração com softwares inteligentes e fluxos de trabalho automatizados proporciona maior eficiência e reprodutibilidade nos laboratórios médicos modernos”, infomou Adriano Peron, channel partner representative Latam.
O cobas® Mass Spec, da Roche Diagnóstica, também foi apresentado como uma verdadeira revolução na espectrometria de massa clínica, pois traz automação completa e integração total, transformando um processo historicamente manual, técnico e fragmentado em um fluxo padronizado, acessível e de alta produtividade. Integrado ao analisador cobas® i 601, o sistema realiza amostra-ao-resultado com até 100 testes por hora, com reagentes prontos para uso e conectividade ao sistema LIS, garantindo rastreabilidade, consistência e eficiência operacional.
A Waters compartilhou sua expertise para análise de hormônios, triagem NeoNatal, exames toxicológicos e pesquisa clínica de novos biomarcadores. Para estes desafios, e muitos outros, apresentou as suas soluções em LCMSMS, contemplando equipamentos, consumíveis, softwares e suporte técnico/científico.
A solução EXENT é um sistema de espectrometria de massas totalmente integrado e automatizado, projetado para transformar o diagnóstico e a avaliação de pacientes com gamopatias monoclonais, incluindo mieloma múltiplo, que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2020, é o segundo câncer de sangue mais prevalente no mundo1. A Solução EXENT já está disponível comercialmente nos seguintes países: Bélgica, França, Alemanha, Itália, Holanda, Espanha e Reino Unido.
A Binding Site apresentou o primeiro equipamento de espectrometria de massa com utilidade clínica para diagnóstico de Mieloma Múltiplo, que já está com registro da ANVISA no Brasil e está programado pra ter a sua primeira instalação esse ano. A Solução EXENT permite que laboratórios clínicos meçam, quantifiquem e rastreiem proteínas M endógenas específicas e anticorpos monoclonais terapêuticos exógenos com sensibilidade e especificidade analíticas aprimoradas em soro. A Solução EXENT é fácil de implementar no uso laboratorial de rotina e possui três módulos integrados: EXENT-iP®500, um instrumento automatizado de preparação de amostras; EXENT-iX®500, um Espectrômetro de Massas por Ionização por Dessorção a Laser Assistida por Matriz - Tempo de Voo (MALDI-ToF MS); e EXENT-iQ®, um software de fluxo de trabalho inteligente e intuitivo, que inclui revisão de dados. O analisador é combinado com o imunoensaio de Imunoglobulinas (GAM) EXENT®, um imunoensaio altamente sensível e específico para medir e quantificar IgG, IgA e IgM.
Confira abaixo as palestras realizadas:
08:59 - 09:00 - Diretoria Biênio 2024-2025
09:00 - 09:30 - Abertura oficial com Boas Vindas aos Participantes
09:30 - 10:00 - História da Técnica
10:00 - 10:30 - A técnica e suas diferentes aplicações
10:30 - 11:00 - Proteômica e Metabolômica no diagnóstico de Câncer
11:30 - 12:00 - Mieloma Múltiplo e Doença Residual Mensurável
12:00 - 12:30 - ICP-MS na avaliação de Oligo elementos
12:30 - 13:00 - O exame toxicológico de larga janela de detecção (Exame do Cabelo)
14:00 - 14:30 - A aplicação da Espectometria de Massas na Avaliação Tecidual
14:30 - 15:00 - Maldi Tof - A quebra de paradigma na identificação dos microorganismos
15:00 - 15:30 - Teste do pezinho - A primeira aplicação na rotina do laboratório clínico
15:30 - 16:00 - Drogas Imunossuoressonas por espectometria de massas na avaliação do transplantado renal - Pós e Cons.
16:30 - 17:00 - LC-MS/MS na avaliação do painel de hormônios esteróides
17:30 - 18:00 - Biomarcadores para Alzheimer em plasma
18:00 - 18:30 - As Ceramidas na Avaliação Fisiopatológica da Aterosclerose
18:30 - 20:30 - Coquetel de Encerramento
As fotos do evento poderão ser acessadas pelo Flickr da SBPC/ML.