Edição Nov - Dez 2024 Publicado em: 17 dezembro 2024 | 12:07h

Firmado acordo para SBPC/ML abrigar a sede da ALAPAC nos próximos anos

Uma parceria entre a SBPC/ML e a Associação Latino Americana de Patologia Clínica e Medicina de Laboratório (ALAPAC), que representa diversas Sociedades - vai propiciar a criação da primeira sede física da Associação, que já existe há quase 50 anos. Na última reunião de diretoria da SBPC/ML, em dezembro, foi assinado o termo de comprometimento que dará lugar à sede jurídica da ALAPAC dentro da SBPC/ML, no Rio de Janeiro, deixando assim de ser itinerante na casa dos associados.

A iniciativa trará mais robustez e visibilidade, além de maior poder de ação à ALAPAC. O acordo foi assinado pelo Dr. Martin Lopes Rodrigues e o ex-presidente, Dr. Luiz Edegardo Figueiroa, que são os signatários.  Assinaram pelo Brasil o presidente da SBPC/ML, Alvaro Pulchinelli Junior e Fábio Brazão, presidente do Conselho de Ex-Presidentes. 

“Oferecemos esse acolhimento, emprestando um espaço na sede do Rio temporariamente e a ideia é que com o tempo a ALAPAC possa ter a sua sede própria, no Brasil ou em outro país. Sendo o Brasil a principal economia da América Latina, que tem mais força, maior produção científica, é natural que ficasse aqui mesmo. O acordo deve durar quatro anos até o próximo Congresso deles no Brasil.  Até lá nós vamos estudar, avaliar, ver as possibilidades, ver quais os caminhos e quais os frutos vamos colher dessa parceria, não é algo que vai ficar planejado para ficar eternamente aqui. Agora, o tempo que vai ficar o futuro vai dizer. A sede é um espaço emprestado, não é doado, continua sendo o espaço da SBPC/ML, mas cedido temporariamente aos usos da ALAPAC”, explica Alvaro.

A proximidade traz benefícios aos associados brasileiros. A ALAPAC é uma sociedade de associações, como a Associação Médica Brasileira, e não tem sócios médicos, pessoas físicas, os sócios vêm pelas afiliadas, que são as associações estaduais. “Os sócios da SBPC/ML naturalmente vão ficar mais próximos da ALAPAC. E com isso a gente abre um grande mercado, um mercado importante de expansão das nossas fronteiras. Temos que lembrar que o PALC está sendo internacionalizado, e nós temos também um grande acervo de educação à distância, somos referência técnico-científica, então esperamos também ter essas fronteiras expandidas para outros territórios”, ressalta.  

Com esta parceria, a SBPC/ML está unindo todos os países da América Latina. “Nós somos a América Portuguesa e naturalmente por motivos históricos, geográficos, culturais, temos pouco contato com a América de língua espanhola, que apesar de ter suas especificidades, ou seja, uma coisa é a cultura mexicana, outra a caribenha, outra a andina e a outra é a latina. Nós temos essas américas espanholas, todos eles têm a língua que os une e a colonização espanhola como princípio. Nós pelo contrário, fizemos a colonização portuguesa. Então há inúmeras diferenças e esta iniciativa é um importante passo para diminuir essas diferenças. O Brasil acabou de assinar o acordo do Mercosul com a Europa. E nós tivemos a aprovação de inúmeros países. Tivemos aprovação do Uruguai, Equador, México, Peru, Bolívia, Colômbia... Todos presentes na reunião da ALAPAC. Nós temos um grande impulso para que isso aconteça. Então, a gente vê isso com bastante bons olhos, estamos muito entusiasmados com a chegada deles em nossa sede”.