Publicado em: 12 outubro 2024 | 07:51h

Nota de posicionamento - contaminação de pacientes transplantados

Nota enviada pela SBPC/ML à imprensa sobre a contaminação por HIV em pacientes transplantados no Rio de Janeiro, envolvendo laboratório não acreditado pelo PALC

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML) considera que a segurança do paciente é premissa inegociável no diagnóstico laboratorial e se solidariza pelos pacientes atingidos e seus familiares.

 

A entidade espera que as circunstâncias que levaram à contaminação pelo vírus HIV de pacientes transplantados no sistema de saúde do Rio de Janeiro sejam o mais brevemente esclarecidas e conduzam a melhorias na prestação e fiscalização da qualidade dos serviços laboratoriais do país, tanto na iniciativa pública, quanto privada, lembrando que há normas sanitárias rígidas para a segurança dos procedimentos.

 

Como sociedade médica científica, que desenvolve o Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC), um programa de qualidade já adotado por centenas de unidades laboratoriais no país, e que realizam cerca de 1,2 bilhão de exames por ano, reforçamos nossa preocupação pela observância das boas práticas laboratoriais e políticas de garantia da qualidade.

 

⁠A SBPC/ML se coloca à disposição das autoridades de saúde para contribuir com informações pertinentes.

Por fim, informamos que o Laboratório PCS Saleme não consta entre os Laboratórios acreditados pelo PALC, bem como não tem nenhum tipo de relação  com a SBPC/ML.

 

Sobre a SBPC/ML - A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial é uma associação de direito privado para fins não econômicos, fundada em 31 de Maio de 1944. Tem como finalidade congregar médicos, portadores do Título de Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e de outras especialidades, regularmente inscritos nos seus respectivos Conselhos Regionais de Medicina, e pessoas físicas e jurídicas que, direta ou indiretamente, estejam ligados à Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, e estimular sempre o engrandecimento da especialidade dentro dos padrões ético-científicos.

 

Entre associados estão médicos patologistas clínicos e de outras especialidades (como farmacêuticos-bioquímicos, biomédicos, biólogos, técnicos e outros profissionais de laboratórios clínicos, estudantes de nível universitário e nível médio). Também podem se associar laboratórios clínicos e empresas fabricantes e distribuidoras de equipamentos, produtos e serviços para laboratórios. Ao longo das últimas décadas a SBPC/ML tem promovido o aperfeiçoamento científico em Medicina Laboratorial, buscando a melhoria contínua dos processos, evolução da ciência, tecnologia e da regulação do setor, com o objetivo principal de qualificar de forma permanente a assistência à saúde do brasileiro.

 

A SBPC/ML completou 80 anos em 2024. Além de fomentar o desenvolvimento contínuo da ciência, tecnologia e regulação no setor, a SBPC/ML lançou seu novo portal de notícias para aprimorar a comunicação com associados e a população, e está atualizando regularmente o Lab Tests Online, plataforma que oferece informações sobre exames laboratoriais, visando qualificar a assistência à saúde.

#contaminaçãohiv #transplantes