Publicado em: 18 setembro 2024 | 08:42h

2º Congresso de Acreditação e Qualidade em Medicina Diagnóstica debate o futuro do setor

Wilson Shcolnik e Alvaro Pulchinelli destacam a importância da acreditação e segurança no diagnóstico para o avanço da saúde no Brasil

Nesta terça-feira, 17, o 2º Congresso de Acreditação e Qualidade em Medicina Diagnóstica foi realizado de forma virtual em celebração ao Dia Mundial da Segurança do Paciente. O evento reuniu profissionais de saúde, gestores e especialistas para debater inovações e melhores práticas na área de medicina diagnóstica. Organizado em parceria com a SBPC/ML, o Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) e a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (ABRAMED), o congresso destacou a importância da acreditação para o futuro da saúde.

 

Alvaro Pulchinelli, presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML), participou da abertura do evento, ressaltando o papel do Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC). "Falar de qualidade para a SBPC/ML é algo muito gratificante. Nosso programa, criado em 1998, hoje abrange 198 laboratórios, responsáveis por 70% dos exames laboratoriais no Brasil", afirmou Pulchinelli. Ele destacou também o contínuo aprimoramento das normas do PALC, que se adaptam a novos cenários, como biologia molecular e oncologia.

 

Leia mais sobre o PALC: Norma PALC 2024: maior documento da qualidade laboratorial da SBPC/ML tem nova edição lançada no 56º Congresso

 

A palestra de Wilson Shcolnik, diretor de relações institucionais da SBPC/ML, enfatizou o impacto da acreditação na segurança do paciente e na qualidade dos serviços de diagnóstico. "A acreditação é uma resposta a práticas inadequadas e fraudes que ocorreram no passado, tanto no Brasil quanto em outros países. Hoje, ela garante padrões de alta performance técnica e profissional nos laboratórios", afirmou Shcolnik. Ele apontou ainda a importância de processos de inspeção e padrões técnicos que assegurem a confiabilidade dos exames laboratoriais.

 

No evento, também foram discutidos temas essenciais como os princípios de segurança do paciente em ambientes de diagnóstico, a importância de protocolos e práticas seguras, os benefícios e desafios da acreditação de serviços de medicina diagnóstica, e o uso de indicadores de qualidade. Também foi abordada a segurança em exames de análises clínicas e o papel da educação contínua das equipes multidisciplinares na garantia da segurança. O congresso proporcionou uma troca valiosa de experiências e debate sobre inovações, reforçando o compromisso da SBPC/ML com a qualidade e precisão no diagnóstico e tratamento no Brasil.

 

Leia mais: Uso de dados para a segurança do paciente: avanços e oportunidades

 

Leia mais: Benchmarking de Indicadores: contexto atual e melhores práticas