Edição Set-Out 2024 Publicado em: 10 setembro 2024 | 17:35h

56° CBPC/ML está oficialmente aberto

Após o primeiro dia de atividades, palestras e networking, a primeira noite do 56° Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, da SBPC/ML, que está sendo realizado em Salvador entre os dias 10 e 13 de setembro, foi finalizada com a cerimônia de abertura oficial. Participaram representantes das principais instituições ligadas à Patologia Clínica/Medicina Laboratorial.

 

Após o presidente do Congresso, Fábio Sodré, ter declarado oficialmente aberto, o presidente da SBPC/ML, Alvaro Pulchinelli Junior, em seu discurso falou sobre a grandiosidade do evento. “Esse congresso já se consolidou com o principal evento da nossa especialidade e é um marco para todos nós que atuamos na Medicina Laboratorial. Estamos comprometidos com a excelência diagnóstica e o avanço científico. Salvador, com a sua riqueza cultural e histórica é palco ideal para nos reunirmos e celebrarmos a ciência e a inovação e a troca de conhecimento”.

 

O presidente lembrou que ao longo dos próximos dias estarão conectados pelo objetivo comum de aprimorar e aprender o que há de mais moderno e eficiente no laboratório clínico. “Esse é um momento particularmente significativo, pois a nossa sociedade completa 80 anos esse ano. Vivemos uma grande era de grandes transformações na Medicina Laboratorial, com avanços tecnológicos da Inteligência Artificial, e dos métodos moleculares da genômica da automação. Estão revolucionando a forma como realizamos diagnóstico e monitoramos as doenças. A patologia clínica é uma área que tem evoluído de forma notável, mas sabemos que ainda temos muita coisa pela frente, muitos desafios, o caminho da Inovação da ética e da ciência é aquele que devemos trilhar, sempre buscando o bem-estar do paciente e da Saúde da população como um todo”.

 

 

E continuou: “temos então a responsabilidade de nos mantermos atualizados e buscarmos continuamente aprimoramento dos nossos conhecimentos. Temos que pensar como essas inovações podem beneficiar nossos pacientes tornando o diagnóstico mais rápido, preciso e acessível. Gostaria também de agradecer profundamente aos organizadores do evento, nossa equipe da SBPCML, aos expositores, que tornam esse evento possível, nossos fornecedores”.

 

O presidente terminou seu discurso de abertura desejando que o Congresso seja espaço de integração, repleto de aprendizados e descobertas. “E acima de tudo reafirmamos nosso compromisso com a saúde pública, com excelência diagnóstica e com o cuidado humanizado”.

 

 

O presidente do 56º Congresso, Fábio Sodré, lembrou que aguardaram por 12 anos o Congresso na cidade. E que desde 2019 já começaram a planejar o evento. “Salvador possui uma relação histórica significativa com a medicina no Brasil, a cidade desempenha o papel fundamental na formação e no desenvolvimento da área médica e da Ciência da saúde. “Reforçam essa ligação, a Faculdade de Medicina da Bahia, fundada em 1808, com a chegada da corte real portuguesa. É a mais antiga de nosso país, sua criação deu início ao ensino formal da Medicina no país. A cidade é envolvida em estudos relacionados às doenças endêmicas e tropicais como malária, febre amarela, esquistossomose, leishmaniose e outras doenças infecciosas”.

 

O presidente lembrou do papel fundamental dos profissionais do setor no combate à pandemia de Covid: “esses heróis foram responsáveis pelo diagnóstico e controle desse vírus mortal.  Ressalto nossa importância lembrando que 70% das decisões médicas são baseadas em exames laboratoriais.  A Medicina Laboratorial apoia decisões clínicas, promovendo diagnóstico de diversas doenças, rastreio e outras tantos acompanhamentos da eficácia terapêutica, aconselhamento genético e mais recentemente os tratamentos mais modernos customizados. O congresso conta com a área de Exposição de mais de 8.000 metros quadrados, sendo 4.200 metros de estande. Temos mais de 6.000 congressistas e mais de 100 empresas de Medicina Diagnóstica, números que mais uma vez nos conferem o título de maior evento científico da Medicina Diagnóstica da América Latina”. O presidente agradeceu ao apoio de todos e finalizou com a saudação: “Contamos com as bençãos do Senhor do Bonfim e todos os santos e de todos os orixás da Bahia. Um excelente congresso para todos”.

 

A solenidade foi encerrada com a homenagens à médica patologista Ana Dirce Pereira Campos, que se tornou membra emérita.  

 

Fizeram parte da mesa de abertura:

Neste momento, iremos compor a mesa de abertura.

 

1-      O presidente do 56º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, dr. Fábio Sodré

 

2-      O presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica /Medicina laboratorial biênio 2024 / 2025, dr. Alvaro Pulchinelli Jr

 

3-     O coordenador da comissão científica do 56º Congresso Brasileiro Patologia Clínica / Medicina Laboratorial, dr. André Dói  

 

4-     O coordenador executivo do 56º Congresso Brasileiro Patologia Clínica / Medicina Laboratorial, dr. Gustavo Bruniera

 

5-       O coordenador da comissão de julgamento dos temas livres, dr. Leonardo de Souza Vasconcellos.

6-       O presidente do conselho dos ex. presidentes da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, dr. Fábio Brazão

7-      O representante da Associação Médica Brasileira, dr. Roque Andrade Salvador e Silva

8-       A representante da Presidência da ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar – dra Lenise Barcellos de Mello Secchin.

9-       O representante da Presidência da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, Dr. Cláudio José de Freitas Brandão.

 

A cobertura completa do 56° Congresso de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, com fotos e vídeos, pode ser conferida nas páginas do instagram, facebook e linkedin.

 

#Congresso de Patologia e Medicina Laboratorial #SBPC/ML #CBPC/ML #56º CBPC/ML#CBPCML