Publicado em: 16 setembro 2025 | 20:00h

57° Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/ Medicina Laboratorial é oficialmente aberto no Riocentro

O 57° Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/ Medicina Laboratorial teve sua abertura oficial na noite desta terça-feira (16) no Riocentro. Alvaro Pulchinelli Jr, presidente da SBPC/ML, fez um discurso de boas-vindas aos participantes e lembrou que o tema central desta edição são as tendências e desafios da integração diagnóstica na prática laboratorial.

A 57ª edição vai debater ainda - entre 16 e 19 de setembro, no Rio de Janeiro - temas como educação continuada, inovação tecnológica, qualidade assistencial e a valorização do patologista clínico, como o pilar essencial da medicina moderna.

“É com enorme entusiasmo e senso de responsabilidade que damos início ao 57º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/ Medicina Laboratorial, o maior e mais relevante encontro de medicina laboratorial na América Latina. Sejam todos muito bem-vindos ao nosso Congresso de Cidade do Rio de Janeiro. Gostaria de saudar calorosamente nossos congressistas, palestrantes, nacionais e internacionais, pesquisadores, profissionais de saúde, representantes da indústria, estudantes e todos aqueles que aceitaram o convite de estarmos juntos mais uma vez para compartilhar conhecimento, experiência e inovação. Saúdo também as autoridades presentes e representantes das sociedades médicas. Dos colegas que militam também nas profissões do laboratório clínico, das universidades, órgãos reguladores, entidades parceiras e, é claro, os membros da SBPC, Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, pela sua dedicação incansável em prol da excelência de nossa área”, declarou Alvaro. 


Ao longo de quatro dias serão discutidos os avanços mais recentes em áreas como inteligência artificial aplicada à medicina diagnóstica, a biologia molecular, os biomarcadores emergentes, os desafios da acreditação laboratorial, a segurança do paciente e a gestão da qualidade, além da realização de 290 atividades científicas, com a participação de especialistas de renome, que trarão perspectivas atuais, provocativas e transformadoras para o nosso dia a dia dos profissionais. 

“Vivemos um momento de profundas transformações da saúde. A pandemia nos ensinou mais do que nunca o valor da ciência, da cooperação entre especialidades e do papel estratégico do laboratório clínico na tomada de decisão médica. Hoje, somos desafiados a integrar dados, processos e pessoas, mantendo o rigor científico, a ética profissional e a humanização do cuidado. Nesse contexto, o laboratório não é apenas apoio ao diagnóstico, é inteligência clínica, é prevenção, é gestão de saúde populacional”, concluiu o presidente da SBPC/ML.

Foram chamados no palco, além da Dra. Lúcia Helena Villela, presidente do congresso deste ano, o coordenador da comissão cientifica do 57º Congresso Brasileiro Patologia Clínica / Medicina Laboratorial, Dr. André Doi; o coordenador executivo do 57º Congresso Brasileiro Patologia Clínica / Medicina Laboratorial, Dr. Fábio Sodré; o coordenador da comissão de julgamento dos temas livres, Dr. Leonardo de Souza Vasconcellos; o presidente do conselho dos ex. presidentes da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, Fábio Brazão; o representante da Associação Médica Brasileira, Dr. Rômulo Capello Teixeira; a Presidente da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, Dra. Maria Elizabeth Menezes; o Presidente da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica – Abramed,  Dr.  Cesar Higa Nomura; o Presidente da Conselho da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial  - CBDL,  Dr.  Fulvio Facco; a representante da ADLM   Association for Diagnosticas & Laboratory Medicine, Dra.  Octavia M. Peck Palmer; o Presidente da Associação Latino Americana de Patologia Clínica e Medicina de Laboratório  - ALAPAC,  Dr.  Martín López  Rodrigues; e o representante do Conselho Federal de Biomedicina, Dr. Marco Antonio Zonta. 

Em seguida, Dra. Annelise Correa Wengerkievicz Lopes, diretora de Comunicação e Marketing da Sociedade, anunciou os nomes dos novos membros eméritos da SBPC/ML.

São eles: Aloysio Bastos Mano Junior, Alvaro Rodrigues Martins, Armando Alves da Fonseca, Carlos David Araujo Bichara, Celso Francisco H. Granato, Euripedes de Alvarenga Barbosa, Everton Sandoval Giglio, Iris Maria Tenorio Antunes Reis, João Carlos Maluza Paes, João Tadeu Damian Souto, Lucelena Bortot Zuppani, Margarida Maria de Moura Umpierre, Maria Sonia Correia Alves, Marly Emerick Gomes Seixas Henriques, Ricardo Villela Bastos, Ronaldo Selmi, Silvio Roberto Correa, Vera Helena Rosario Faloppa e Wilson Shcolnik. 

Os nomes dos aprovados no TEPAC 2025 também foram anunciados.

São eles:  Daniela Ghidetti Mangas Catarino, Isabelle Oliveira Santos, Lucas Benício dos Santos e Maria Julia Lumi Watanabe. Assim como os nomes do aprovados no  curso de formação de Médicos Revisores de Exames Toxicológicos: Ana Paula de Carvalho Cintra, Cesar Alex de Oliveira Galoro, Flavio Ferraz de Paes e Alcântara, e  Karina de Carvalho Cintra. 

“Temos a participação de centenas de empresas de medicina laboratorial, e previsão de mais de 5 mil participantes, totalizando mais de 200 atividades divididas entre conferências, mesas redondas, cursos de microscopia, workshops e atividades interativas. Também contamos com duas arenas na área de exposição técnico-científica, além de apresentação de temas livres, pôsteres e atividades com acadêmicos de medicina e residência em patologia clínica”, enumerou Dra. Lúcia Helena Villela, presidente do 57º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial.

A patologista clínica ainda trouxe suas memórias afetivas relacionadas ao evento: “Antes de finalizar minha fala, peço licença a vocês para um pouco de nostalgia. Foi inevitável lembrar fatos de minha passagem pela SBTC-ML. Impossível não comentar sobre minha primeira participação como membro da Diretoria, em 1994, na gestão do doutor Evaldo Melo, ainda na sede da Rua São Paulo-Viana. Eu estava grávida, e quando meu filho nasceu, ele também participou. Participavam das reuniões de diretoria, com alguns dos patologistas clínicos mais importantes do país, todos de terno, em um bebê conforto, sobre a imponente mesa de reuniões, amenizando a seriedade do evento”.


A abertura do evento contou ainda com a exibição do filme histórico da SBPCML, e um coquetel animado pelo grupo Harmonia Carioca.

CLIQUE NA FOTO ABAIXO PARA ASSISTIR AO VÍDEO:

Vídeo 81 anos SBPC/ML