Edição Set-Out 2024 Publicado em: 07 setembro 2024 | 10:50h

Arena da Sustentabilidade: congressistas podem participar de desafio

Com um passaporte impresso em mãos, o participante deve visitar cada stand de 12 empresas participantes, conhecer o projeto sustentável e receber carimbo. No dia 11/09, às 15h, quem tiver todos os carimbos, poderá participar de sorteio de um brinde

Em meio aos atuais desafios do setor, a sustentabilidade do meio ambiente segue sendo uma importante pauta para o laboratório clínico. Diversas iniciativas em ESG vêm sendo desenvolvidas por empresas do setor diagnóstico e em nosso Congresso abrimos espaço para que os expositores apresentem suas iniciativas nesse tema. 

 

Os congressistas estão sendo convidados a participar de um desafio. Cada um deverá preencher o seu passaporte com seus dados, como nome, documento pessoal e telefone, e marcar no passaporte as visitas que fizeram às empresas expositoras para visitar e conhecer cada uma das iniciativas sustentáveis. São 12 ao todo. 

 

Haverá também o painel “A Comunicação como aliada da sustentabilidade no laboratório clínico”, no dia 11/ 09, às 15 horas, na Arena 1. Lá os participantes deverão apresentar o passaporte marcado por todas as empresas expositoras para concorrer ao sorteio de um brinde (mochila para notebook).

 

EPPENDORF - Consumíveis Biobased - fabricados com óleo de cozinha reciclado

(estande 46)

A nova geração de Ponteiras de pipeta, placas e Eppendorf Tubes® Biobased abre portas para tornar o trabalho de laboratório significativamente mais sustentável, sem comprometer a qualidade dos resultados. Feitos de 90% de plástico de base biológica (polipropileno fabricado a partir de recursos renováveis, como resíduos e descartes do refino de óleo vegetal), a pegada de carbono relacionada ao produto foi significativamente reduzida.

 

PNCQ (Programa Nacional de Controle de Qualidade) - Energia da qualidade para um meio ambiente melhor

(estande 45)    

Aproveitando os quase 2000 metros de telhado da nova sede do PNCQ, foram instalados 1665m² de painéis solares, sendo 626 módulos fotovoltaicos. Percebendo a possibilidade de captação da água de chuvas, o projeto buscou trabalhar a economia no consumo de energia, evitando o uso de geradores a combustível como backup do sistema elétrico da unidade. Houve economia de 70% da conta de luz, além de evitar o desperdício de água.

 

Roche - ESG, um compromisso da Roche com a sociedade            

(estande 26)    

 

A Roche integra a sustentabilidade em seus objetivos, orientada pelo Comitê de Sustentabilidade. Suas metas incluem evitar 258 mil toneladas de CO² até 2030, aumentar a reciclagem de resíduos para ≥ 80% até 2025 e reduzir resíduos plásticos em 10% até 2025. A empresa já alcançou resultados expressivos, entre eles: redução de 78% em resíduos sólidos com cobas e pack green e 59% nas emissões de gases de efeito estufa desde 2004.

 

Sarstedt - Caixa Mágica          

(estande 129)  

 

Com o objetivo de destinar materiais que antes eram descartados durante a coleta de sangue, a Sarstedt criou o projeto onde materiais como hastes de S-monovette e embalagens de ponteiras são segregados e recolhidos pela Sarstedt. Estes resíduos são transformados em matéria prima novamente para produção de sacolas, copos e outros itens. Este processo é realizado por microempresas ou ONGs homologadas pela Sarstedt.

 

LAB-TO-LAB PARDINI – GRUPO FLEURY - Transporte de Amostras Biológicas por Aeronaves não Tripuladas - Para a saúde não pode haver limites

(estande 117)  

O Grupo Pardini, agora Grupo Fleury, foi pioneiro em inovação logística na medicina diagnóstica com a primeira rota de transporte de amostras biológicas por drone em Belo Horizonte e Região Metropolitana de MG. Em 2023, iniciou uma nova rota em Salvador (BA) para coleta de exames em hospitais e laboratórios do grupo, destacando-se pelo potencial de reduzir as emissões totais do grupo.

 

Quidel Ortho – Química Seca

(estande 137)  

Quidel Ortho conta com tecnologia de química seca, não requer o uso de reagente líquido. Garante economia de água e evita que líquidos contaminados sejam descartados no meio ambiente. Um analisador Vitros® economiza em média de 160 mil litros de água por ano (comparado a um analisador de mesmo porte, que utiliza água). Isso é água suficiente para uma família de quatro pessoas sobreviver por mais de 20 anos.

 

Merck – Tecnologia E.R.A.®

(box D) 

Essa tecnologia garante uma taxa de fluxo constante, independentemente de mudanças sazonais e na água de alimentação, enquanto reduz o consumo de água em até 50%, economizando cerca de 1200L por dia, durante 7 anos. Ela também otimiza o tempo de atividade e a confiabilidade, aumentando a vida útil dos cartuchos e do Progard, reduzindo custos operacionais e resíduos plásticos, sem necessidade de ajustes manuais.

 

Werfen Medical - Projeto ESG             

(estande 144)  

Projeto Piloto de caixas de transporte retornáveis com objetivo de substituir as caixas de isopor e consequentemente o impacto ambiental desse descarte. Iniciamos a validação do projeto com nosso cliente HIAE. Relatório de sustentabilidade global primeiro estudo do impacto das mudanças climáticas e inclusão de metas até agenda 2030 da ONU. Iniciativas digitais em eventos para redução do impacto ambiental.

 

Biding Site Brasil – part of Thermo Fisher Scientific  - Utilização de caixas térmicas retornáveis

(estande 67)    

A Biding Site Brasil, buscando reduzir o impacto ambiental, está substituindo as caixas de poliestireno expandido (EPS) por caixas térmicas retornáveis. Essa iniciativa diminui o volume de resíduos e a emissão de CO², além de otimizar a logística e reduzir custos a longo prazo. No entanto, o projeto exige investimento inicial em caixas retornáveis e gelos recicláveis, e depende da adesão dos clientes para o retorno das caixas.

 

Merck - Ciência mais sustentável     

(Box D)

Contamos com tecnologias sustentáveis como E.R.A.®, que proporciona redução do rejeito de água em até 50%; e Elix® EDI, que elimina a regeneração de produtos químicos perigosos, utilizando baixa corrente elétrica para regenerar resinas de troca iônica. Componentes e aplicação que resultam em até 35% de economia de energia. E lâmpadas UV ech2o®: não contêm mercúrio. Redução de 33% no uso de plástico e design que reduz o peso dos sistemas em 18%.

 

Open Health Tecnologies - Digital Lab Wallet 

(Box F)

Plataforma em nuvem que permite aos pacientes acessar e gerenciar seus laudos e históricos de resultados de diferentes laboratórios, sem necessidade de impressão dos laudos e uso de papel.

 

Aimara  - Impressão Consciente

(estande 47)    

Pensando em aprimorarmos ações em conjunto com a sustentabilidade Ambiental está em processo de implantação a iniciativa de impressão consciente, onde somente documentações oficiais e regulatórias devem ser impressas. A disponibilização de folders dos produtos ocorrem de forma digital, onde a leitura dos mesmo se dá através de código QR code. Essa ação se iniciou em 2023 na estreia como expositor no CBPC.