Edição Jul-Ago 2025 Publicado em: 04 julho 2025 | 16:54h

Avaliação de Oligoelementos por ICP-MS é tema de destaque em palestra no Encontro de Especialidades Médicas da SBPC/ML

O Encontro de Especialidades Médicas da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) contou com uma palestra de alto impacto científico apresentada pelo Dr. Edvaldo Guimarães Júnior, médico nutrólogo pela ABRAN/AMB.

Representando a Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), o especialista abordou o tema “ICP-MS na Avaliação de Oligoelementos”, com ênfase nas aplicações clínicas da espectrometria de massas com plasma indutivamente acoplado (ICP-MS).

Na primeira parte da apresentação, Dr. Edvaldo contextualizou a importância clínica dos oligoelementos, especialmente em pacientes hospitalizados. Citando dados epidemiológicos brasileiros e europeus, destacou a alta prevalência de desnutrição em pacientes internados e a associação dessa condição com deficiências de zinco, ferro e selênio — presentes em até 99% dos idosos hospitalizados com desnutrição.

A palestra também abordou os efeitos fisiológicos das deficiências de oligoelementos como zinco, selênio, cobre, cromo e manganês, correlacionando-os a piores desfechos clínicos em diversos cenários, como doença aguda, sarcopenia, insuficiência cardíaca, infecções e alterações cognitivas. No cenário ambulatorial, foram apresentados dados recentes (2025) que associam a deficiência de oligoelementos a comorbidades como arritmias, neuropatias e hipotireoidismo.

Do ponto de vista laboratorial, o palestrante comparou os métodos disponíveis para análise de oligoelementos, ressaltando as vantagens do ICP-MS: alta sensibilidade, capacidade de análise simultânea de múltiplos elementos e amplo intervalo analítico.

"Apesar do custo elevado, a técnica é considerada padrão ouro por diretrizes internacionais como as da ESPEN (European Society for Clinical Nutrition and Metabolism), que a indicam como método preferencial para dosagens séricas de manganês, cromo, selênio e zinco"

Um ponto de reflexão apresentado foi o uso crescente, porém controverso, de exames como o mineralograma capilar. Dr. Edvaldo alertou para o risco de interpretações clínicas inadequadas e tratamentos baseados em dados não validados, o que pode levar a superdosagens e condutas inapropriadas.

A palestra reforçou a importância de integrar dados laboratoriais robustos com a prática clínica baseada em evidências. A utilização criteriosa do ICP-MS pode representar um avanço significativo na abordagem personalizada da terapia nutricional, com impacto direto na segurança e eficácia do cuidado ao paciente.

O evento da SBPC/ML consolidou-se como espaço essencial para a discussão multidisciplinar de tecnologias laboratoriais avançadas e sua tradução para a prática clínica, reunindo especialistas comprometidos com a excelência em medicina laboratorial.

A SBPC/ML (Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial) realiza o evento em conjunto com a Associação Brasileira de Espectrometria de Massas - BRMASS, Sociedade Brasileira de Patologia – SBP, Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal e Erros Inatos do Metabolismo - SBTEIM, Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - SBEM, Academia Brasileira de neurologia - ABN, Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia - ABHH, Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica - SBOC, e Associação Brasileira de Nutrologia - ABRAN. 

Entre os patrocinadores estão: The Binding Site, Sciex, Waters e Roche.

Veja abaixo a programação completa:  

 08:59 - 09:00 - Diretoria Biênio 2024-2025

 09:00 - 09:30 - Abertura oficial com Boas Vindas aos Participantes
 
 09:30 - 10:00 - História da Técnica

10:00 - 10:30 - A técnica e suas diferentes aplicações

10:30 - 11:00 - Proteômica e Metabolômica no diagnóstico de Câncer

11:30 - 12:00 - Mieloma Múltiplo e Doença Residual Mensurável

12:00 - 12:30 - ICP-MS na avaliação de Oligo elementos

12:30 - 13:00 - O exame toxicológico de larga janela de detecção (Exame do Cabelo)

14:00 - 14:30 - A aplicação da Espectometria de Massas na Avaliação Tecidual

14:30 - 15:00 - Maldi Tof - A quebra de paradigma na identificação dos microorganismos

15:00 - 15:30 - Teste do pezinho - A primeira aplicação na rotina do laboratório clínico

15:30 - 16:00 - Drogas Imunossuoressonas por espectometria de massas na avaliação do transplantado renal - Pós e Cons.

16:30 - 17:00 - LC-MS/MS na avaliação do painel de hormônios esteróides

17:30 - 18:00 - Biomarcadores para Alzheimer em plasma

18:00 - 18:30 - As Ceramidas na Avaliação Fisiopatológica da Aterosclerose

18:30 - 20:30 - Coquetel de Encerramento

As fotos do evento poderão ser acessadas pelo Flickr da SBPC/ML. 

Confira mais sobre o evento:

https://noticias.sbpc.org.br/noticia/espectrometria-de-massas-a-tecnica-e-suas-diferentes-aplicacoes-palestra-de-elvis-medeiros-medico-perito-ressalta-a-capacidade-de-identificar-compostos-em-concentracoes-infimas