SBPC/ML e LIS Brasil firmam acordo histórico para impulsionar a inovação na informática laboratorial
A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e a Associação Brasileira das Empresas Desenvolvedoras de Sistemas de Informação Laboratorial (LIS Brasil) assinam Acordo de Cooperação Técnico-Científica durante o 57º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial. Com vigência de 10 anos, estabelece uma aliança estratégica para o desenvolvimento conjunto de atividades de pesquisa, ensino, inovação tecnológica e intercâmbio de conhecimentos na área de informática laboratorial.
O principal objetivo é fomentar o avanço tecnológico e científico da medicina laboratorial no Brasil. Para isso, as entidades se comprometem a atuar em diferentes frentes, incluindo desenvolvimento de projetos e estudos em informática laboratorial; criação de inovações tecnológicas para processos e sistemas; cooperação em discussões regulatórias relevantes para o setor; e promoção da incorporação de novas tecnologias informáticas nos laboratórios.
“A assinatura desse acordo simboliza a união de forças entre duas das principais referências do setor. A expectativa é que, ao longo dos próximos dez anos, essa parceria abra caminho para inovações concretas, fortalecendo a área de informática laboratorial e contribuindo para um futuro mais seguro, ágil e tecnológico na medicina laboratorial brasileira”, diz Alvaro Pulchinelli Jr, presidente da SBPC/ML.
O acordo não envolve contrapartida financeira e reforça o compromisso das duas entidades com a ética e a segurança da informação. Além disso, as cláusulas garantem que todo o trabalho conjunto será realizado em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e com as normas anticorrupção em vigor, preservando a confidencialidade e a integridade dos dados compartilhados.
“A importância desse acordo transcende as expectativas que a gente tem. A LIS Brasil sempre está olhando para as pautas de tecnologia. Porém, em muitos momentos, precisamos do apoio da SBPC/ML, porque envolvem questões científicas. E, ao mesmo tempo, a SBPC também, em um dado momento, precisa fazer pautas que envolvem os sistemas. Então, esse acordo faz com que possamos nos ajudar. A tecnologia, a cada dia que passa, tem estado mais presente na vida das pessoas e essa parceria nos traz muita oportunidade de êxito”, defendeu Edgard Diniz Borges, presidente da LIS Brasil.