Publicado em: 17 setembro 2025 | 17:01h

SBPC/ML firma convênio com CBDL e Controllab para fortalecer qualidade diagnóstica

Parceria formaliza união de esforços das três entidades em prol da segurança do paciente, ampliação do acesso e sustentabilidade do setor

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML), a Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL) e a Controllab assinaram nesta quarta, 17, no 57º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (CBPCML) um convênio de cooperação técnico-científica que marca um passo decisivo para o fortalecimento do setor de diagnóstico no Brasil. O acordo consolida uma parceria já existente entre as três entidades, que agora passa a ter respaldo jurídico e estrutura formalizada para viabilizar novos projetos conjuntos.

“O convênio que nós firmamos hoje com a CBDL e a Controllab é um convênio de cooperação técnico-científica. Projetos em conjunto já são muito frequentes, e essa formalização vem para dar segurança jurídica e sustentabilidade a essa parceria”, destacou o presidente da SBPC/ML, Alvaro Pulchinelli. Ele lembrou que a colaboração entre as entidades já gerou cases de sucesso, como o programa de avaliação de kits diagnósticos para a Covid-19, que envolveu 45 testes e mais de 15 mil amostras. “Esse projeto foi reconhecido nacional e internacionalmente, e seguimos apresentando seus resultados em fóruns científicos, como faremos na próxima semana, na França”, completou.

O presidente executivo da CBDL, Carlos Eduardo Gouveia, reforçou que a parceria é estratégica para garantir qualidade em um cenário de expansão da testagem, especialmente com a regulamentação da Resolução 978 da Anvisa. “Hoje foi firmado esse convênio para promoção de controle de qualidade para várias iniciativas numa onda de expansão da testagem. A ideia é que os novos ambientes de saúde possam contar com soluções adequadas, garantindo o mínimo de controle necessário para oferecer produtos confiáveis aos cidadãos”, afirmou.

Na mesma linha, o presidente do conselho da CBDL, Fulvio Facco, ressaltou a importância da união do setor em torno da segurança do paciente e da sustentabilidade do mercado. “Esse momento é um marco histórico na sinergia que conquistamos ao longo dos últimos anos. O objetivo é oferecer condições de mercado com concorrência mais saudável, ampliar o acesso da população a exames e, sobretudo, garantir resultados seguros para diagnóstico e monitoramento clínico”, disse.

Para a Controllab, representada por Vinícius Biasoli, a assinatura simboliza um avanço relevante. “Esse é um momento histórico onde CBDL, SBPC/ML e Controllab se unem, sempre com o paciente final em mente. É a soma de esforços que agrega valor a todo o setor”, afirmou.

O convênio, segundo os líderes das entidades, é fruto de uma construção iniciada há mais de cinco anos, com a revisão da RDC 302 e a necessidade de ampliar o acesso à testagem com segurança e qualidade. A expectativa é de que essa união fortaleça ainda mais o papel do setor de diagnóstico como peça-chave na saúde pública e privada, permitindo que mais cidadãos tenham acesso a exames de confiança, em diferentes ambientes, com impacto direto na prevenção, diagnóstico precoce e efetividade das terapias.

“Estamos diante de um momento bastante importante, que mostra como a aproximação entre sociedades, entidades, empresas, indústria e clientes pode construir um mercado mais sólido, sustentável e voltado para a segurança do paciente”, concluiu Fulvio Facco.