SBPC/ML no ALAPAC 2024 impulsiona expansão do PALC na América Latina
A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML) teve uma participação marcante no 26º Congresso Latino-Americano da ALAPAC, realizado em Lima, Peru. O evento reuniu especialistas da área laboratorial para debater inovações e estratégias que promovem a excelência nos serviços de medicina laboratorial na América Latina. Um dos focos principais foi a expansão do Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) para novos mercados na região.
Alvaro Pulchinelli Junior, presidente da SBPC/ML, participou da abertura do congresso, celebrando os 80 anos da sociedade e destacando a relevância do PALC na promoção de qualidade nos laboratórios. "Este congresso foi um marco para nós, tanto pela comemoração dos nossos 80 anos quanto pelo avanço do PALC na América Latina", afirmou Pulchinelli.
Além disso, o vice-presidente da SBPC/ML, Guilherme de Oliveira, participou de uma mesa redonda junto a Carlos Eduardo Ferreira, diretor de Acreditação e Qualidade da SBPC/ML e Fernando Berlitz membro da Controllab, onde discutiram a relevância da acreditação PALC para a segurança e precisão nos diagnósticos laboratoriais. Guilherme também reforçou a importância do lançamento da Norma PALC em espanhol, que representa um marco na expansão do programa.
Leonardo Vasconcellos, diretor de ensino da SBPC/ML, também desempenhou um papel central no evento. Ele apresentou três livros da SBPC/ML, incluindo a Norma PALC em espanhol, o livro comemorativo de 80 anos da sociedade e o livro traduzido para o espanhol Exames Laboratoriais na Medicina de Emergência. "Esta foi a segunda vez que traduzimos um livro para o espanhol, reforçando a internacionalização da SBPC/ML e ampliando o acesso ao conhecimento", destacou Vasconcellos. Ele ainda mencionou que foi distribuída uma versão impressa da Norma PALC em espanhol para os participantes, além de links para download online.
Além das palestras, outros momentos de destaque envolveram a mesa-redonda sobre interferentes pré-analíticos, com a participação de Luisane Vieira e de Alex Galoro, e a conferência de Fábio Brazão, presidente do Conselho de Ex-Presidentes da SBPC/ML, sobre espermograma. "Essas discussões foram fundamentais para aprofundar o conhecimento sobre etapas críticas na qualidade dos resultados laboratoriais", comentou Leonardo.
Vasconcellos ainda participou de uma conferência ao lado de Pulchinelli durante o lançamento dos livros da SBPC/ML. Ele reforçou a importância da Norma PALC para garantir diagnósticos precisos e uniformidade de padrões entre os países da América Latina.
Na Assembleia da ALAPAC, Leonardo Vasconcellos e Fábio Brazão representaram a SBPC/ML. Nessa reunião, um dos principais avanços foi a proposta de modernização da instituição, com a criação de uma sede física, uma secretária dedicada e um site próprio.
"A SBPC/ML se ofereceu para sediar a ALAPAC no Brasil, e a proposta foi bem recebida. Agora, estamos caminhando para a profissionalização da entidade, com um novo estatuto e maior presença internacional", explicou Vasconcellos, acrescentando que trazer o congresso da ALAPAC para o Brasil em 2028 é uma grande conquista e demonstra o reconhecimento da nossa excelência na área laboratorial".
Por fim, a SBPC/ML também indicou Edir Ribeiro, residente da USP, para participar do Encontro Internacional de Residentes. "Essa oportunidade proporcionou um excelente networking e troca de experiências com residentes de outros países", comentou Vasconcellos. O evento, que incluiu uma apresentação de Edir em língua estrangeira, destacou a importância de expandir o ensino e a pesquisa na patologia clínica internacionalmente.
Confira fotos do evento no Flick da Alapac.
#alapac #sbpc/ml #medicinalaboratorial #patologiaclinica